Histórico da IBC PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

A Igreja Batista Bíblica do Caminho nasceu na Visão Celular no ano de 2000. Atualmente existem filiais na cidade de Manaus, no Amazonas, em Cruzeiro do Sul, no Acre e nos municípios de Boa Vista, Pacaraima, Bonfim, no Uiramutã, todas no Estado de Roraima. A Igreja Batista Bíblica do Caminho, IBC, completou em 2010, dez anos de existência. Neste ínterim, segundo a pastora Regileide Melo, o ministério expandiu e conta com quatro filiais sendo uma em Manaus, outra em Pacaraima, a terceira na sede de Bonfim, a quarta na Placa, no município de Uraimutã e a quinta em Cruzeiro do Sul, no Acre. Também, houve a abertura de "bases" dos municípios de Caracaraí e Cantá aqui mesmo no estado de Roraima. Deus tem acrescentado e enviando discípulos a cada dia.
Em 3 de abril de 2000, a IBC foi fundada e já nasceu avivada. Relembrando aquele tempo, bispa Regileide Melo disse que o ministério contava com apenas oito discípulos.
“Lembro que era apenas eu o apóstolo Adriano, o irmão Dindo e sua esposa Jucicleide, a Cinara, a irmã Nazaré, Rutimar e o esposo Alairton. Essa foi nossa equipe embrião. A partir daí passamos a trabalhar. Muitos discípulos chegaram, outros partiram, mas cada período foi único, foi sobrenatural”, conta a bispa.
A partir de agosto de 2003, a IBC recebeu a Visão Celular no Modelo dos 12, com a cobertura do apóstolo Renê Terra Nova, líder do Ministério Internacional da Restauração em Manaus-AM.
“Neste período a IBC já tinha 130 discípulos adultos. A equipe estava maior e o trabalho passou a fluir de uma forma muito rápida. Deus tem nos abençoado de forma sobrenatural e o ministério tem crescido”, conta a bispa.


IBC EM MANAUS- No ano de 2006, o bispo Reginaldo e pastora Marta Dias, decidiram morar na cidade de Manaus, onde iniciaram uma célula em sua casa, no mês de fevereiro no bairro Cidade Nova, com apenas quatro pessoas. Em março, foi inaugurada a Igreja da IBC de Manaus, filial da IBC de Roraima.
“Esses pastores tem sido bênçãos na nossa vida. Pastores fiéis a Deus, obedientes e líderes de excelência. Hoje a IBC de Manaus conta com 200 discípulos e vem crescendo a cada ano”, conta bispa Regileide.


IBC EM PACARAIMA - No mesmo ano de 2006, no mês de maio, os líderes da IBC de Roraima Valdemir e Ana Vieira, que residiam na cidade de Pacaraima, decidiram seguir a visão celular e abriram uma célula que funcionava apenas com o casal e os filhos.
“Eles perseveraram, buscaram a Deus e não ficaram no comodismo, muito pelo contrário, cumpriram o Ide de Jesus e pregaram o evangelho. Hoje eles são 12 da 1ª geração e líderes de célula em Boa Vista e a igreja vem sendo presidida na cidade de Pacaraima pelo bispo Jardel e pastora Débora Souza”, conta.
Os pastores Jardel e Débora vêm conquistando discípulos a cada dia. “São líderes muito dedicados e fiéis à obra de Deus e hoje o ministério conta com aproximadamente 120 pessoas e a tendência é multiplicar a liderança”, observa Regileide Melo.


IBC NA PLACA - Sonhar os sonhos de Deus não escolhe local, não escolhe distância. A 270 quilômetros de Boa Vista, na localidade de Placa no Uiramutã, próximo do Monte Roraima, num local de difícil acesso, nasce, em maio do ano de 2009, mais uma filial da IBC, que vem sendo pastoreada pelos pastores Raimundo Ribeiro e Marciléia Pereira Ribeiro.
“A IBC da Placa já conta com 35 pessoas. Os cultos acontecem na casa do pai da pastora Marciléia, que também tem contribuído com a obra de Deus. Estes pastores são decididos, são tementes a Deus e tem a cada adversidade, mostrado sua fidelidade para com o Senhor”, disse a pastora.

IBC DA SEDE DO BONFIM – No dia 25 de agosto de 2009 foi inaugurada a IBC na cidade do Bonfim. O primeiro culto contou com líderes de Boa Vista e da Vila São Francisco e o ministério está sendo conduzido hoje pelo casal de pastores Sinval e Ângela Regina Gama.

IBC DE CRUZEIRO DO SUL - No dia 10 do mês de novembro de 2009 nasceu a IBC de Cruzeiro Sul, no Acre, pastoreada pelo bispo José Adriano Melo e pastora Maria José Melo. Por 17 anos o bispo José Adriano pastoreou a igreja convencional Batista da Esperança. Em novembro, ele deixou a Igreja Batista Esperança e iniciou a IBC em Cuzeiro dio Sul. O bispo José Adriano fez seu primeiro Encontro Com Deus em Boa Vista, no período de 18 a 21 dezembro de 2009. E já em setembro de 2009 recebeu um novolegado de bispo no Congresso Jesus É O Caminho, que é realizado todos os anos.

A Visão da  Igreja Batista Bíblica do Caminho, tem como objetivo central:
Formar discípulos do Senhor Jesus Cristo, equipando-os na vida cristã, formando o caráter de Cristo em suas vidas, ensinando-lhes a guardar a Palavra de Deus, promover a restauração do homem, sem estratificação social, crendo na eficácia da Redenção que é suficiente para projetar uma nova proposta de vida cristã, sendo reintegrado à sociedade e servindo como testemunho vivo do Poder de Deus.
A ênfase da Igreja: o ensino da Palavra de Unção, Libertação, Salvação,  Restauração Familiar, Física, Emocional e Espiritual dos discípulos,  Oração e Intercessão.